Relatórios Econômicos

Janeiro – 2018

Janeiro – 2018

As informações divulgadas no primeiro mês do ano foram ao encontro de nosso cenário básico para 2018, de maior crescimento econômico e inflação no centro da meta. Os destaques ficaram por conta do IPCA-15 de janeiro que subiu (0,39%), um pouco menos do que a média das estimativas (0,44%) para o período, e para a taxa de desemprego, que cedeu para 11,8% em dezembro dos 12,0% observados no mês anterior. No ambiente internacional igualmente vimos números que não fugiram às expectativas otimistas para as principais economias mundiais em 2018. A expansão do PIB em 2017 (6,8% na China, 2,5% nos EUA e 2,7% na Zona do Euro) superou as expectativas iniciais e (importante!) não trouxe sinais de pressão inflacionária que demandem altas intensas e consecutivas dos juros. Isso é muito bom para países como o Brasil.

Reforçamos, portanto, nossa percepção favorável com o pano de fundo econômico no ano, aqui e no exterior, lembrando, porém, que isso não garante mercados locais totalmente tranquilos nos próximos meses. Questões como a exclusão definitiva (ou não) do ex-presidente Lula da Silva das eleições presidenciais; a aprovação (ou não) de alguma reforma previdenciária neste ano; e, entre outras preocupações, o andar da carruagem das pesquisas eleitorais, tem poder para mexer muito com o humor dos mercados no curtíssimo prazo. Para o bem ou para o mal. Acreditamos que a bolsa de valores vá subir em resposta ao aumento do lucro das empresas e ao fluxo de recursos externos; que haja espaço para novas quedas na curva de juros, diante do bom comportamento dos índices de preços; e que o Real vá ficar estável frente ao Dólar, fruto dos números excepcionais das contas externas e da esperada tranquilidade na evolução dos juros internacionais, mas há combustível suficiente para que tenhamos períodos de alta volatilidade nesses mercados ao longo do caminho.

 

DISCLAIMER
Este documento foi produzido pela Grau Gestão de Ativos Ltda. com o único propósito de divulgar informações e dar transparência à gestão da Grau, não se caracterizando como oferta ou solicitação de investimento ou desinvestimento em fundos de investimento ou qualquer título ou valor mobiliário e não constitui o prospecto previsto na instrução CVM 555 ou no código de Auto – Regulação da ANBIMA. Fundos de investimento ou qualquer título ou valor imobiliário não contam com a garantia do administrador do fundo ou qualquer título ou valor imobiliário, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de crédito – FGC. Os fundos ou carteiras podem utilizar diversas estratégias como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Para a avaliação de performance recomenda-se uma análise de no mínimo 12 (doze) meses. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e/ou regulamento do fundo ou qualquer título ou valor imobiliário antes de aplicar seus recursos. A Grau Gestão Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimento tomadas com base neste material.
Apesar do cuidado utilizado tanto na obtenção quanto no manuseio das informações apresentadas, a Grau não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste documento, as quais podem inclusive ser modificadas sem comunicação. Este material é meramente informativo e busca fornecer ao cliente identificado informações genéricas para auxiliá-lo nas tomadas de decisões sobre investimentos. Foi preparado no âmbito das atividades de assessoria de investimentos da Grau Gestão de Ativos Ltda., destinado ao uso exclusivo do cliente identificado e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído a terceiros. As informações são referentes à data indicada e poderá ser atualizada pela Grau Gestão de Ativos Ltda., que se reserva o direito de alterar qualquer informação mencionada neste material a qualquer tempo e sem a necessidade de comunicação ou notificação.
Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a expressa concordância da Grau Gestão de Ativos Ltda.

 

Contato

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1400 - 2° andar, Conjunto 22
Vila Nova Conceição -São Paulo - SP - 04543-000

contato@graugestao.com.br