Relatórios Econômicos

Dezembro – 2017

Dezembro – 2017

1. Os mercados locais apresentaram um viés negativo em novembro, a despeito da divulgação de números macroeconômicos que confirmam a trajetória de recuperação do nível de atividade no país e estabilidade da inflação.

2. Exemplos: a) a inflação acumulada em 12 meses até outubro ficou em 2,70% e tudo indica que fechará o ano em 3%, o menor patamar desde 1998; b) a taxa de desemprego cedeu à 12,2% em outubro, nível ainda muito elevado, mas bem aquém dos 13,7% vistos 7 meses antes; e c) o PIB no 3º trimestre cresceu 1,4% contra igual período de 2016, o que projeta expansão superior a 1% no ano (pouco, mas o dobro que se esperava anteriormente).

3. Tais números, assim como a perspectiva de queda da taxa Selic para o recorde de baixa em dezembro (de 7,5% para 7% a.a.) e estimativas de expansão de 4% no nível de atividade em 2018, foram insuficientes para manter o bom humor dos investidores.

4. O Índice Bovespa cedeu 3,1% no período, a curva de juros futuros subiu (o vértice de 2023 voltou a superar os 10% ao ano) e a taxa de câmbio manteve-se praticamente estável no período, ao redor de R$ 3,25 por dólar, apesar dos números extraordinários nas contas externas e da tranquilidade reinante na economia internacional.

5. A explicação dada “pelo próprio mercado” é mais do que conhecida por todos: as dificuldades que o governo vem tendo para conseguir aprovar a reforma da previdência, mesmo que parcial em relação ao projeto original, o que amplia os receios gerais com a gestão o futuro das deficitárias contas públicas.

Essa será a questão chave nas próximas semanas até que o calendário eleitoral entre em cena e capture corações e mentes dos investidores. A partir de meados de 2018 as pesquisas eleitorais devem dar o tom dos mercados.
Então, o quadro é esse: a recuperação da economia dá bons motivos para um mercado melhor, mas as incertezas com a previdência e o calendário eleitoral (e, certamente, com a Lava Jato) impõem riscos ao que resta de 2017 e a 2018. Ou seja, ingredientes completos para fazer o mercado oscilar entre o pessimismo profundo e a euforia ufanista.
Com esse pano de fundo, boas oportunidades, no contrapé dos exageros, devem surgir para a alocação tática dos recursos, que não pode deixar de lado as oportunidades os mercados internacionais oferecem.
Mantemos um viés otimista com a economia do país, mas o quadro político seguirá exigindo muita atenção.

 

DISCLAIMER
Este documento foi produzido pela Grau Gestão de Ativos Ltda. com o único propósito de divulgar informações e dar transparência à gestão da Grau, não se caracterizando como oferta ou solicitação de investimento ou desinvestimento em fundos de investimento ou qualquer título ou valor mobiliário e não constitui o prospecto previsto na instrução CVM 555 ou no código de Auto – Regulação da ANBIMA. Fundos de investimento ou qualquer título ou valor imobiliário não contam com a garantia do administrador do fundo ou qualquer título ou valor imobiliário, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do fundo garantidor de crédito – FGC. Os fundos ou carteiras podem utilizar diversas estratégias como parte integrante de suas políticas de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. Para a avaliação de performance recomenda-se uma análise de no mínimo 12 (doze) meses. Ao investidor é recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e/ou regulamento do fundo ou qualquer título ou valor imobiliário antes de aplicar seus recursos. A Grau Gestão Ltda. não se responsabiliza por decisões de investimento tomadas com base neste material.
Apesar do cuidado utilizado tanto na obtenção quanto no manuseio das informações apresentadas, a Grau não se responsabiliza pela publicação acidental de informações incorretas, nem tampouco por decisões de investimento tomadas com base nas informações contidas neste documento, as quais podem inclusive ser modificadas sem comunicação. Este material é meramente informativo e busca fornecer ao cliente identificado informações genéricas para auxiliá-lo nas tomadas de decisões sobre investimentos. Foi preparado no âmbito das atividades de assessoria de investimentos da Grau Gestão de Ativos Ltda., destinado ao uso exclusivo do cliente identificado e não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído a terceiros. As informações são referentes à data indicada e poderá ser atualizada pela Grau Gestão de Ativos Ltda., que se reserva o direito de alterar qualquer informação mencionada neste material a qualquer tempo e sem a necessidade de comunicação ou notificação.
Este material não pode ser copiado, reproduzido ou distribuído sem a expressa concordância da Grau Gestão de Ativos Ltda.

 

Contato

Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1400 - 2° andar, Conjunto 22
Vila Nova Conceição -São Paulo - SP - 04543-000

contato@graugestao.com.br